Futebol Seniores


PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

ANTIGAS GLÓRIAS: ADVENTINO

Natural de Portimão e com formação feita nos juniores do Boa Esperança Atlético C.P., Adventino foi contratado pelo Portimonense logo na sua primeira época como senior e foi um dos melhores, mais requisitados e mais viajados avançados-centro algarvios nos anos 60.

Ao conseguir que os dirigentes do Portimonense (com a ajuda de Fernando Cabrita) lhe cedessem a Carta de Desobrigação, Adventino ficou livre para escolher o clube que melhores condições lhe desse, ficando sempre com a carta na mão.

Por esse motivo, o algarvio deu-se ao luxo de recusar propostas de Benfica, Sporting, F.C.Porto ou Vitória de Setúbal porque esses clubes pretendiam o seu concurso de forma definitiva.

Da sua carreira destacam-se as passagens pela 1ª Divisão ao serviço do Lusitano de Évora e Sporting da Covilhã. Nos serranos foi o autor do golo covilhanense (um golaço, por sinal) no Estádio da Luz no empate a uma bola e marcaria outro também aos Campeões da Europa em titulo no jogo da segunda volta na Covilhã, na vitória por 2-1 dos serranos.

(Adventino no Portimonense (esq.) ao lado do guarda-redes Raminhos)

No Portimonense, que representou por 4 épocas alternadas, recorda-se dos 3 golos que marcou ao Farense num derby Algarvio e da grande época de 1959/60, em que os alvinegros estiveram muito próximo de subir à 1ª Divisão, acabando em 3.º lugar a quatro pontos do Barreirense que venceu a zona sul e a três do Orientel que disputou o Torneio de Competência de acesso à divisão principal.

Webgrafia:
www.facebook.com
algarvalentejo.blogspot.com
Deixe um comentário no Grupo de Facebook
ou envie para arquivos@portimonense.pt
 
1126